Empreender em Casa

Escrito por: | segunda-feira, junho 09, 2014 Comentar
Foto Vivian Suppa/Reprodução
Cada vez mais pessoas escolhem trabalhar por conta própria e em casa. De acordo com o Sebrae dos 3,5 milhões de Microempreendedores Individuais do Brasil 48,6 % trabalham em casa, uma ótima opção para reduzir custos, mas que exige organização e disciplina. Algumas dicas, selecionadas pelo Sebrae, para quem trabalha em casa:

- Separar o ambiente de negócio do familiar. Se puder, instale uma entrada própria para receber os clientes e os fornecedores, em um cômodo independente e bem organizado. Essa medida dá um aspecto mais profissional à empresa e evita constrangimentos como um visitante se deparar com a família almoçando ou alguém deitado no sofá da sala vendo TV.

- O empresário também não deve confundir o caixa da empresa com o da família.

- Estabeleça horários para o início e o fim das atividades. A disciplina contribui não só para que o trabalho flua com mais eficiência, como para que o empreendedor consiga usufruir o tempo livre ao lado da família.

- Ficar atento ao cumprimento de prazos, à qualidade do produto e à competitividade do preço.

- Cuidado com a aparência. Não é por trabalhar em casa que o dono do empreendimento pode apresentar-se com trajes excessivamente informais, como bermuda ou chinelo. Essa postura ajuda a conquistar a confiança das pessoas com quem se trabalha.

- Se possível, mantenha um número de telefone exclusivo para a empresa. Sugere-se que se instale uma secretária eletrônica para atender às ligações na ausência do empresário, ao invés de se recorrer às pessoas de casa para essa tarefa.

- O Sebrae recomenda a capacitação e disponibiliza uma série de soluções para os pequenos negócios, como cursos, palestras, seminários, consultorias e educação a distância. Informações pelo telefone 0800 570 0800, de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h ou no site www.ead.sebrae.com.br


Dúvidas e sugestões para o nosso blog no e-mail empreenderemminas@gmail.com

Fátima Emediato/jornalista Reg. 2980


Postagem mais recente Página inicial

0 comentários: